Tapioca recheada com queijo e fiambre

Depois de assistir alguns vídeos e ter em atenção alguns conselhos de chefs brasileiros, resolvi aventurar-me a fazer tapioca.
O resultado foi óptimo e realmente o segredo está em preencher bem o fundo da frigideira com a farinha de tapioca contrariando o que se diz em alguns blogues. 
O meu conselho é... não tenham receio de usar a farinha, desde que não exagerem é claro!! Tem de ter sempre em atenção o tamanho frigideira que estão a usar ok? Fazendo isso não há nada que dê errado :)
(A minha frigideira tem o tamanho de um prato de sobremesa)
Espero que lhes corra tão bem quanto a mim...

Fiz assim:



3 c. sopa cheias de farinha de tapioca

Recheio:
Queijo e fiambre (Para a próxima vou experimentar com ovos mexidos, pois é este o recheio mais tradicional, de acordo com o que pesquisei)

Receita: Coloque a frigideira anti-aderente ao lume.
Sem perder tempo, coloque a farinha de tapioca até tapar toda a base. Se for preciso alise com uma colher até obter uma camada uniforme.
Caso a sua frigideira for maior convém aumentar a quantidade de farinha pois a base da frigideira tem de ficar bem preenchida.
Deixe por 1 minuto em lume médio alto, só para a frigideira ter tempo de aquecer e a tapioca unir.
Quando verificar que a massa está unida e desliza na frigideira, baixe o lume e deixe por mais alguns minutos, mas sempre tendo o cuidado da tapioca não dourar. Ela quer-se bem branquinha.
Vire a tapioca e deixe 1 minuto do outro lado. 
Recheie com queijo e fiambre, dobre a tapioca e deixe-o derreter um pouco.
Retire e sirva de imediato.




Mensagens populares