Molho de tomate caseiro

Quando os tomates são muitos a melhor forma de os utilizar é fazer molho de tomate caseiro e conserva-los em frascos para o ano inteiro.


A receita fiz assim:

Cerca de 4 kilos de Tomates bem maduros (pode retirar a pele e sementes se assim o entender)
3 cebolas grandes
5 dentes de alho
2 folhas de louro
1 c. sopa de ervas de provence
10 grãos de pimenta branca
Sal e azeite

  • Numa panela grande deitar o azeite, as cebolas e os alhos picados e refogar durante alguns minutos. Acrescentar a pimenta, as ervas de provence e os tomates em pedaços. Deixar refogar durante algum tempo com o fogo no máximo e depois reduzir para o mínimo.
  • O tomate vai largar alguma água e a panela deve ser mantida em fogo lento, durante cerca de 2 horas, até este ser reduzido uma grande parte. Findo este tempo, retiram-se as folhas de louro e reduz-se a mistura a puré com a varinha.
  • Entretanto estilizam-se alguns frascos, fervendo-os em água. Enquanto estes estão quentes deve colocar o molho de tomate dentro e com cuidado para não se queimar, feche imediatamente com as tampas, rolhando-as muito bem. Colocam-se os frascos de novo na água quente, somente com água até meio e deixam-se ferver cerca de 10 minutos, tapados. 
  • Desliga-se o fogo e deixam-se arrefecer dentro de água. Desta forma o molho de tomate fica fechado em vácuo, durando muitos meses. Alguns até poderão durar de um ano para o outro se não os consumir.
  • A utilização deste molho é muito diversificada, desde peixe, carne, legumes, massas, etc. O seu gosto e imaginação é que vão determinar a sua utilização. Bom apetite!!!


bem vind@ (letras pretas)

Mensagens populares