Bolo de Chocolate com Mousse de Doce de Leite e Nozes

Na passada quinta feira a minha filha, fez 22 anos e para festejar a data fiz esta receita que retirei do blog da Nô.





Massa:
6 ovos
2 chávenas de açúcar
2, 1/2 chávenas de farinha
1 chávena de chocolate em pó
1 c. sopa de fermento pó
1 c. chá bicarbonato de sódio

Misturar a farinha com o fermento e reservar. Bater as claras em castelo, acrescentar as gemas, uma a uma, sem parar de bater. Acrescentar o açúcar aos poucos, sem parar de bater. Diminuir a velocidade ao mínimo, juntar o  chocolate, aumentar a velocidade e bater bem, até estar bem dissolvido. Desligar a batedeira e juntar a farinha com o fermento, envolvendo sem bater, até incorporar bem. Untar uma forma sem buraco e verter a mistura dentro, levar ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 30 a 35 minutos. Desenform e deixe esfriar completamente. Corte o bolo ao meio e prepare o recheio.


Recheio:
2 latas de leite condensado cozido
150gr de nozes moídas
6g de gelatina em pó sem sabor
300ml de natas para chantily

Dissolver a gelatina em 3 c. sopa de água bem quente, juntar ao doce de leite, juntamente com as nozes. Juntar o chantilly e incorporar, mexendo delicadamente. Reservar.


Calda:
300ml de água
100ml de vinho do porto
3 c. sopa de açúcar em pó

Misturar tudo muito bem e reservar.

Montagem:
Coloque um aro no prato de serviço e dentro coloque e dos discos de bolo que reservou. Regue a metade do bolo com parte da calda e recheie o bolo com metade do recheio de noz. Tape o recheio com a outra metade do bolo e regue com a restante calda. Envolva em folha de alumínio, colocando no frigorífico, de um dia para o outro.
No dia seguinte cubra o bolo com o chantilly e decore a gosto.

A cobertura fiz com chantilly mas poderá optar pela cobertura de chocolate,  sugestão da Nô. Para isso basta aceder ao blog dela.  (aqui)


bem vind@ (letras pretas)

Mensagens populares