Baguete tradicional



1 kg de farinha de trigo
sal q.b.
50gr de fermento padeiro
água gelada q.b.
1 chávena de farinha de trigo para polvilhar a mesa
1 copo de água "para colocar no tabuleiro do forno"

Comece por polvilhar a mesa com a farinha e em seguida triture o fermento com as mãos. Misture bem o sal na farinha. Abra uma cova no centro e coloque o fermento dentro, junte a água gelada aos poucos e com a mão vá desmanchando o fermento e misturando-o à farinha.
Trabalhe a massa até obter um composto homogéneo e elástico. Vá retirando pedaços de massa e juntado-os de novo. Repita por várias vezes esta operação. Coloque a massa sobre a mesa, abra-a um pouco com as mãos e dobre-a sobre si mesma, rapidamente. Repita este passo, várias vezes, para a massa ficar oxigenada.
Faça uma bola com a massa, cubra-a com um pano húmido e deixe-a descansar por 20 minutos.
Com a faca, divida a massa em 7 pedaços, sem mexer nos formatos. Cubra-os com um pano húmido e deixe-os descansar mais 20 minutos. Enfarinhe a mesa e abra cada pedaço de massa com as palmas das mãos. Faça rolos grossos e alongue-os, deixando-os com as pontas mais finas.
Distribua as baguetes pelos tabuleiros e deixe crescer por 1h30m, cobertas com um pano húmido. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Faça cortes transversais bem leves nas baguetes, coloque-as no forno para cozer. Num tabuleiro colocar o copo de água e colocar na placa inferior do forno para o vapor dar brilho e húmidade ao pão. Pode tb polvilhar algumas ou todas as baguetes, com sementes de sésamo. Para isso terá de pincela-las antes com clara de ovo antes. Coza por aproximadamente 20 minutos. Retirar e servir.


Mensagens populares